terça-feira, 15 de maio de 2012

Edital de chamada de textos - 10a edição

A Revista Literária Travessa em Três Tempos está abrindo edital para chamada de textos para sua décima edição que terá como tema principal a dança e a musicalidade afrocatarinense.

Confira a seguir nosso documento base:





Ilha de Santa Catarina. Relatos de viajantes estrangeiros nos séculos XVIII e XIX. Florianópolis, Editora Lunardelli, 1996.
Desenho do viajante Louis Choris, retratando as danças e as músicas em Santa Catarina no século XIX. Fonte: HARO, Martim Afonso Palma de.


Sobre o relado de Louis Choris:


“O relato de Louis Choris, pintor e desenhista russo, em viagem a Santa Catarina, no ano de 1815 descreve os divertimentos dos cativos e libertos, situações interessantes para se perceber a musicalidade das populações de origem africana neste local. Essas informações nos dão margem a pensar não só as influências das práticas culturais de africanos e afrodescendentes nas manifestações da musica urbana brasileira do século XX, como as possibilidades de existência de uma musicalidade particularmente afrocatarinense. [...] Ainda que os elementos culturais das populações de matriz africana sejam brevemente citados no que poderíamos classificar como os primeiros registros historiográficos catarinenses, consegue-se compreender que os divertimentos, a dança e a música de cativos e libertos também faziam parte do dia a dia dos (então) desterrenses.”

Sobre a musicalidade afrocatarinense:

1. “Um negro e uma negra dançam sozinhos, muitas vezes ao som de um instrumento chamado “Carimba”, pelos portugueses (...). O homem que toca este instrumento serve-se de acompa-nhamento um canto que faz freqüentemente correr lágrimas dos olhos dos negros, de maneira que se vêem os negros dançando e chorando ao mesmo tempo”. (HARO, 1996: 243)

2. “O rei ou o mestre do grupo dançante se destacava de todos os outros companheiros do baile pela estatura, as dimensões do corpo e os gestos. Como herói ele conduzia seu povo, que se reunia em círculo em torno dele. (...)Em lugar de músicos, havia um círculo de negros sen-tados ao chão em um canto e batiam com as mãos sobre uma pele de boi esticada sobre um toco de árvore – Este era o tambor. (...) Negros e negras, como foi dito, circundavam seu chefe e, conforme as habilidades dançavam no centro do círculo, fazendo os movimentos mais estranhos e peculiares; outros cantavam, ou melhor, emitiam alguns gritos africanos que eram incompreensíveis. Eles gingavam de uma maneira incomparável os quadris, girando-os horizontalmente em forma de círculo, enquanto que a parte superior do corpo permanecia quase que imóvel, equilibrando-se nas pernas que se movimentavam velozmente. O objetivo principal de tais danças consiste na representação de atos comuns da vida, por exemplo, da pesca, caça, guerra, etc”.(HARO, 1996: 169)

3. “negro cativo não podia nem ao menos ser músico... por incrível que pareça, um jornal de 1866 reclamava contra a fundação de uma sociedade musical de homens de cor, à qual per-tenciam alguns escravos. Nem era admissível, dizia a folha... escravo não tinha direitos (tex-tual) – o que era sabido – e não poderia sair à rua depois do toque de recolher” (CABRAL, 1979: 388)

Desenho do viajante Louis Choris e citações retiradas da dissertação de mestrado de Lisandra Barbosa Macedo:

MACEDO, L.B. Ginga, Catarina: Manifestações do Samba em Florianópolis na década de 1930. Florianópolis, 2011. Dissertação de Mestrado. (História do Tempo Presente) Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Disponível em: http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2636

Achou o documento interessante? Você tem até o dia 04 de junho para inventar uma criativa história relacionada a esse documento e enviar para o e-mail revistatravessa@gmail.com. 


Confira o edital de chamada de textos completo no 4shared ou no mediafire

2 comentários:

  1. Atenção!

    Como nova política de segurança o 4shared (site que usamos para hospedar os editais e exemplares eletrônicos da revista) está pedindo que se tenha cadastro para poder fazer downloads.

    O cadastro é facil e rápido de ser feito, você não recebe spam do 4shared e ainda tem a vantagem de ter acesso aos diversos conteúdos disponíveis para download no site.

    Mas, caso você tenha dificuldade para fazer o download do edital, pedimos que entre em contato com a comissão editorial ou pelo e-mail (revistatravessa@gmail.com), ou pelo campo "Fale Conosco" que enviaremos o edital para o seu e-mail.

    Atenciosamente,
    Equipe Travessa em Três Tempos

    ResponderExcluir
  2. Para quem não conseguiu fazer o cadastro no 4shared e quer conferir o edital completo, agora a Travessa está disponibilizando seus editais também pelo mediafire.

    Confira o link direto para o download - é só clicar e baixar:
    http://www.mediafire.com/?8cl25doce18c9j5

    ResponderExcluir